27 novembro 2014

Livro restaurado e encadernado em capa de couro

Livro de pontos de tricô, do ano de 1963, sem capa e com muitas folhas rasgadas.
O referido livro foi totalmente restaurado e a titulo de embelezamento foi feito uma capa em couro de cabra, com temas de tricô em relevo.
Trabalho realizado pela aluna Sílvia Teixeira.


19 novembro 2014

Resultado de restauração em um documento

Documento deteriorado por insetos, ácido e com perda de suporte, restaurado nas dependências da Oficina de Restauro LIVRO E ARTE.
Resultado satisfatório em virtude do grau de degradação.
Texto faltante permanece faltante, contudo, devido aos enxertos e obturações, tornou-se resistente e manuseável novamente.


17 novembro 2014

Trabalhos em couro dos alunos da Oficina

Estes são alguns dos trabalhos realizados nesse semestre por alunos do curso regular (duração de 4 anos) de restauro.

São produções com relevo em couro, retratando o tema do livro que está sendo trabalhado.

O livro marrom, com um rosto, é da aluna Lisânia. É a obra de Victor Hugo, "Os Miseráveis".

No livro bordô do aluno Claudio Silva (Claudinho - fotógrafo), temos a reprodução de um livro no estilo dos antigos livros de feitiços e bruxarias da Idade Média. Esta obra será utilizada para fotos e filmagens temáticas.

Por fim, o livro que ainda não está finalizado, mas já está muito bonito, é da aluna Cinara Costa, que escolheu os símbolos da Enfermagem e Saúde, para integrarem a capa do livro sobre Práticas Médicas.






13 novembro 2014

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

A Oficina de Restauro LIVRO E ARTE é parceira colaboradora da Feira do Livro de Porto Alegre desde 2009. Nestes cinco anos realizamos diversas oficinas.
Nas oficinas deste ano abordamos o tema "Aprendendo a cuidar e higienizar livros".
Hoje teremos nossa última oficina na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre - RS.
 

23 outubro 2014

A convite do CABAM - Oficina na Semana Acadêmica na Fabico.

Agradecemos o convite do CABAM e o acolhimento na oficina - Aprendendo a cuidar de livros - realizada na tarde do dia 22 de outubro de 2014, nas dependências da FABICO.
Publico muito acolhedor e interessado. Parabéns


25 setembro 2014

Restauração de livro

Obra restaurada nas dependências da Oficina.
O livro foi totalmente desmontado, uma vez que havia algumas páginas soltas, lombo rasgado e faltando pedaços, capa separada do corpo do livro e alguns rasgos internos em algumas páginas.






24 setembro 2014

Convênio entre o laboratório Maria Argiero - Florença e a Oficina de Restauro LIVRO E ARTE

Convênio entre o laboratório Maria Argiero - Florença -  Itália e Oficina de Restauro LIVRO E ARTE - Porto Alegre - RS - Brasil, para Estágio Supervisionado Prático.

Os alunos do Curso Conservação-restauração de Bens Culturais com Suporte em Papel, Couro e Pergaminho, mediante avaliação prévia, podem cumprir parte de seu estágio (total 180 hora) no Laboratório de Conservação em Papel de Maria Argiero em Florença.

A Oficina de Restauro LIVRO E ARTE deseja que seja proveitoso, pleno de novidades e sucesso, o estágio de nossa amiga, colega e aluna Marina Pelissari, que desde 02 de setembro, cumpre seu estágio em Florença, no referido laboratório.

Agradecemos a Maria o acolhimento e disponibilidade.

23 junho 2014

Oficina Memória e Cidadania

Na manhã de hoje foi realizada a oficina Memória e Cidadania no Colégio Odila Gay da Fonseca, no bairro Ipanema.
Agradecemos o convite, o acolhimento e carinho dos alunos, da Professora Sonia Brum e da Professora Iael Warszawsky.
Abraço

04 junho 2014

Oficina de Restauro LIVRO E ARTE e Laboratorio di Restauro Maria Argiero – Firenze – Itália.


Em outubro de 2011 a Oficina de Restauro LIVRO E ARTE firmou parceria com o Laboratorio di Restauro di Materiale Cartáceo Maria Argiero – Firenze – Itália, visando proporcionar estágio a alunos dessas duas instituições.

Trata-se de um dos mais importantes e conceituados Laboratórios de Restauração de Florença, que abre suas portar para receber os alunos de nossa Oficina.

Para maiores informações, entrar em contato com a Oficina.

Nel mese di ottobre 2011 il Laboratorio di Restauro LIBRI E ARTE ha collaborato con il Laboratorio di Restauro di Materiale cartaceo Maria Argiero - Firenze - Italia, al fine di fornire stage per gli studenti di entrambe le istituzioni.

Questa è una della Restaurazione più importanti e prestigiosi laboratori di Firenze, che ha aperto la porta per ricevere studenti della nostra officina.

Per ulteriori informazioni, contattare il Laboratorio.

09 abril 2014

Oficina Restaura Ingresso do Beira-Rio de 1969

A Oficina de Restauro LIVRO E ARTE teve a grande satisfação de restaurar o ingresso da Inauguração do Beira-Rio de 1969.
A obra estava muito acidificada e faltando grande parte do suporte.
Mas com carinho e muita dedicação restauramos este documento histórico.
Confira na página 38, do caderno Esportes, do dia 06 de abril de 2014.




24 março 2014

Oficina Gratuita de Higienização de Livros

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de higienização de livros. Nesta oficina o participante também irá conhecer alguns processos e dicas para melhor cuidar e preservar seus livros.

Dia da oficina: 31 de março de 2014.
Horário: das 9h e 30 min as 12h.
Local: Oficina de Restauro LIVRO E ARTE
            Av. Júlio de Castilhos, 440, Cj. 84, Centro Histórico - Porto Alegre - RS
            (próximo a rodoviária)
Forma de inscrição: Enviar e-mail para livroearte@terra.com.br

Vagas limitadas.

17 fevereiro 2014

Buscando Material para Restauração

Caros amigos.
Entre os dias 24 de fevereiro e 16 de março de 2014 estarei viajando para comprar materiais de restauração.
Neste período a Oficina está aos cuidados de nossa querida amiga e colaboradora Leodarina (Leozinha).
Qualquer dúvida o contato é com ela pelo telefone 51-33484608.
Abraço e até a volta.

Sílvia

13 fevereiro 2014

Reportagem G1 - Restauro de Livros

09/01/2014 10h05 - Atualizado em 09/01/2014 10h05               

Trabalho de restauro de livros vem ganhando novos adeptos no RS

Mercado de restauração é alternativa para quem deseja trabalhar por conta.
Escola técnica sediada em Porto Alegre ensina a arte para novas gerações.

Daniel Bittencourt Do G1 RS



Escola vem qualificando profissionais há cinco anos no RS (Foto: Silvia Breitsameter/Divulgação)Escola vem qualificando profissionais há cinco anos no RS (Foto: Silvia Breitsameter/Divulgação)
A arte de restaurar livros e documentos pode parecer uma técnica fadada ao esquecimento. O ofício, porém, ainda deve seguir vivo por muitos anos se depender de uma nova geração de restauradores de Porto Alegre. Facilidades como trabalhar em casa e ter flexibilidade na jornada de trabalho têm atraído cada vez mais pessoas para esse mercado, considerado uma boa opção para quem deseja trabalhar por conta própria ou empreender na área.
Na capital gaúcha, a prática feita basicamente por dois tipos de profissionais: os que carregam décadas de experiência e os mais jovens, que estão apreendendo as técnicas e artimanhas do restauro em uma escola da capital criada por uma restauradora.
Eleonir trabalha há 50 anos com restauro de obras e documentos antigos. Ata de fundação do Hospício São Pedro, de 1884, foi um dos restauros feitos por ela (Foto: Daniel Bittencourt/G1 RS)Há 50 anos no mercado, Eleonir restaurou ata de
fundação do Hospício São Pedro, de 1884, e outros
documentos históricos (Foto: Daniel Bittencourt/G1)
Eleonir Fróes, de 80 anos, é um exemplo do primeiro grupo. Em cinco décadas de trabalho, já passaram pelas mãos dela diversos livros e documentos históricos, como a ata de fundação do Hospício São Pedro de Porto Alegre, datada de 1884, e até um estojo com livros oferecido ao então governador do estado, Borges de Medeiros.
“Antes eu encadernava livros decorados com a capa em couro e com adereços que coincidiam com o assunto do livro. Depois, encadernei por muito tempo capas feitas de couro em diversos livros e restaurei muitos documentos antigos. Sempre trabalhei em casa. É um trabalho artesanal”, diz Eleonir.
O interesse pelo restauro de obras antigas começou aos 17 anos, na extinta Escola do Livro, do professor Jayme Castro, expoente da atividade no estado e no país. Depois de passar pelo básico, Eleonir fez vários outros cursos com profissionais da Europa que traziam novas técnicas ao Brasil.
O trabalho é extremamente minucioso e requer paciência e dedicação. O tempo da reforma depende de diversas variantes como a qualidade do papel do livro, do formato do livro e do estado em que ele se encontra.
“Trabalho com papel australiano ou japonês, que são papeis especiais para isso. No caso de encadernação com capa dura, desmonto todo o livro e refaço a costura de forma artesanal, a mão. Depois é passada uma camada de cola na lombada, colocamos uma folha de maculatura e a guarda, que é uma folha dobrada que fica na frente e nas costas do livro. E por aí vai”, detalha a restauradora.
Com tantos anos de mercado, Eleonir já perdeu as contas de quantos livros já restaurou. Ela fez trabalhos para o governo do Estado, para a Assembleia Legislativa e para muitas pessoas que a procuram para restaurar obras antigas ou documentos de importância pessoal. Outro exemplo de trabalho feito por Eleonir é o restauro de desenhos do artista plástico Joseph Lutzemberger que datam de 1916 a 1920.
“Foram mais de 60 estampas que eram os esboços de estudo dos atuais vitrais da Igreja São José. Foi um trabalho feito em equipe. Restaurei também jornais da federação de 1884 e de 1912”, relembra.
Escola Livro e Arte já formou mais de 200 profissionais nos últimos anos. Trabalho de restauro vem ganhando a atenção de diversas pessoas, diz a diretora Silvia Breitsameter (Foto: Silvia Breitsameter/Divulgação)Escola Livro e Arte já formou mais de 200  novos profissionais em Porto Alegre
(Foto: Silvia Breitsameter/Divulgação)
Escola ensina técnicas a nova geração
O trabalho de conserto de papéis e obras literárias, no entanto, não vai morrer com a geração de Eleonir. A oficina de restauro Livro e Arte, sediada na capital, é uma das poucas escolas de restauração e conservação de livros e documentos históricos do país , afirma a diretora Silvia Maria Jansson Breitsameter, 53 anos.
Atuando no mercado há 36 anos, Silvia vem treinando novos profissionais desde 1988 e resolveu montar a Livro e Arte em 2009. Hoje a escola possui 30 alunos no curso de conservação e restauração de bens culturais com suporte em papel, couro e pergaminho. Equivalente a uma graduação, o curso dura oito semestres e já formou mais de 200 profissionais.
“Somos a única escola de restauração de livros e documentos históricos com conteúdo programático do Brasil. A nossa profissão ainda não foi regulamentada. O nosso curso é de capacitação livre. E a pessoa que sai daqui está capacitada para fazer qualquer trabalho de restauração e conservação de livros e documentos históricos e atuais”, garante Silvia.
Uma das alunas do curso é Deborah Laner dos Santos, de 51 anos. A sua formação é em engenharia química, mas nos últimos cinco anos ela vem atuando como restauradora e encadernadora de livros. Desmotivada na empresa de tintas onde trabalhava, ela resolveu mudar de profissão e encontrou na atividade um novo rumo para a carreira.
Trabalho de encadernação artística feito pela restauradora Eleonir Fróes. Um livro pode demorar alguns meses até ficar completamente novo. Trabalho depende do estado de conservação da obra (Foto: Daniel Bittencourt/G1 RS)Exemplo do trabalho de encadernação artística
feito pela restauradora Eleonir Fróes
(Foto: Daniel Bittencourt/G1 RS)
“Eu trabalhei durante quase 20 anos como formuladora de tintas. Daí a empresa foi vendida para um multinacional americana, a coisa ficou muito difícil para mim e comecei a rever uma série de coisas na minha vida. Com a saída eu resolvi procurar uma ocupação diferente. E como eu sempre gostei da área de restauro de patrimônio histórico, procurei trabalho nessa área”, conta Deborah.
O primeiro curso serviu de inspiração para seguir na área de restauro. Pouco tempo depois Deborah acabou se inscrevendo na Livro e Arte e fez parte da primeira turma da escola. Hoje, ela trabalha com restauro de livros e faz encadernações artísticas como álbuns de fotografia e diários de viagem para vender em feiras e lojas da capital.
“A minha renda vem do meu trabalho. O restauro é muito demorado, mas a confecção de livros é mais rápida e rende financeiramente. As pessoas acham que o livro em papel vai deixar de existir. Eu não acredito nisso. O prazer da leitura em papel é algo imensurável. A restauração é muito importante, pois existem livros de cunho histórico e livros que carregam um valor sentimental. E no lado da encadernação artística tem a questão de você incentivar as pessoas a escrever, pois eu faço diários em branco”, destaca Deborah.
De acordo com Silvia Breitsameter o valor do restauro de um livro histórico pode variar conforme o material e o estado em que a obra se encontra. “Estou restaurando três livros que foram feitos com pergaminho verdadeiro. Somente o restauro de um deles custou R$ 5 mil”.
A grande dificuldade para os profissionais de restauro e conservação de papel no Brasil é de encontrar materiais de qualidade, comenta a diretora da escola. “É muito difícil de encontrar materiais nacionais. E quando encontra a qualidade deixa a desejar. Mas mesmo assim, o mercado está cada vez mais em ascensão. E é um trabalho muito bom”, garante Silvia

29 janeiro 2014

Oficina de Restauro LIVRO E ARTE - (Sílvia M J Breitsameter e Professor PhD Richard Wolbers)

Oficina de Restauro LIVRO E ARTE presente no curso: NOVOS MÉTODOS PARA LIMPEZA DE SUPERFÍCIES EM PINTURAS, PAPÉIS, TEXTEIS E ESCULTURAS na PUC -SP.

Curso de excelente qualidade com um dos mais renomados químicos na restauração o PhD Richard Wolbers.